quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Look at the stars, look how they shine for you"





Todos conceitos e formas das estrelas me encantam. Talvez porque normalmente quando falamos das estrelas, alguma coisa boa é.

Mais uma definição da Wikipédia:

"Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma. Por causa de sua pressão interna, produz energia por fusão nuclear, transformando átomos de hidrogênio em hélio.
A estrela mais próxima da Terra — depois do Sol, a principal responsável por sua iluminação — é Próxima Centauri, que fica a 40 trilhões de quilômetros, ou 4,2 anos-luz."

Estrela cadente: é o nome dado a um fenômeno astronômico que acontece frequentemente. Apesar do nome, não são estrelas, são meteoróides que entram na atmosfera terrestre e sofrem intenso atrito. O aquecimento gerado pelo atrito faz com que os meteoros cheguem a pegar fogo. Com isso ocorre a emissão de luz própria, permitindo que eles possam ser vistos."


Estrela de Davi:"De acordo com a Cabala (livro de mística judaica), a Estrela de Davi insinua a representação das sete emanações divinas (sefirot) inferiores. Cada triângulo dos seis triângulos que formam os lados da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos da Estrela de Davi representariam a emanação denominada Malchut. O filósofo Franz Rosenzweig deu uma outra interpretação muito peculiar à Estrela de Davi, quando afirmou que um dos triângulos constituintes do símbolo seria a representação da base de focos que caracterizam o pensamento do mundo – Deus, o homem e o mundo.
a Criação (a relação entre Deus e o mundo), a revelação (a relação entre Deus e o homem) e a redenção (a relação entre o homem e o mundo). Os cristãos utilizam o símbolo como sinal de respeito à Israel, sendo esse o lugar onde eles acreditam que Jesus voltará."




Viajei nas férias com uma amiga, tinhamos 14 anos e depois da praia ficamos o resto do dia na piscina, até as estrelas aparecerem. Ela me disse uma coisa, que
me tocou muito na hora, e que faz o maior sentido: "Larissa, você já percebeu que o mundo todo está debaixo do mesmo céu? E que as estrelas contempladas por nós
agora, também podem ser admiradas no exato momento por pessoas queridas?!" Isso além de lindo, é confortante.

Sempre quis as estrelas. Queria guarda-las, aquelas feitas (ou mal feitas) por mim, as dadas pelas professoras - recortadas de um papel dourado-, as milhares de
estrelas que existem no meu quarto (ímã, luminária, porta retrato,lençol e fronhas, na minha porta...), tanto quis que tatuei uma, que como as estrelas, eu sei que existe mas nem
sempre vejo.

E, aquela definição para pessoas especiais: "Tal pessoa nasceu com uma estrela".
Meu pai dizia quando eu era pequena, não só pra mim, mas pra outras pessoas também "A Larissa é minha estrelinha". Nossa, como eu ficava metida, um nojo!!!
E aquele pedido, que pelo menos eu, faço com todo coração quando passa uma estrela cadente?
Ou aquela explicação delicada que algumas pessoas dão às crianças que ainda não tem entendimento sobre a morte, que a pessoa querida agora é uma estrela.

Eu quero, muitas estrelas. Quero segui-las, conquistá-las, contemplá-las...

Quero que minha estrela brilhe, assim como as estrelas das pessoas que amo.

Sim, todos nós nascemos com uma estrela, se ela ainda não se revelou, é porque falta auto conhecimento para nossa fusão nuclear acontecer..



"Importante é ser estrela...
Permanecer... estar presente...
Marcar presença...
Estar junto...
Ser Luz.. Ser calor... Ser vida.


AMIGO é estrela
Podem passar anos, podem surgir distâncias,
mas fica a marca no coração.
Coração que não quer enamorar-se de cometas,
que apenas atraem olhares passageiros...
E muitos são os cometas...
Passam... a gente bate palmas e desaparecem."



Seguindo Estrelas
Paralamas
Composição: Herbert Vianna

Sigo palavras e busco estrelas
O que é que o mundo fez
Pra você rir assim
Pra não tocá-la, melhor nem vê-la
Como é que você pôde se perder de mim
Faz tanto frio, faz tanto tempo
Que no meu mundo algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors pela avenida
E você sempre tão distraída
Passa e não vê, e não vê
(...)


Um comentário:

  1. Florzinha, adoro o jeito doce que você consegue linkar suas idéias. Primeiros sobre as estrelas no geral, depois o que significam no seu mundo e depois citações de musicas e poesias, que ajudam a fazer seu coração fazer sentido... Lindo! Adorei isso: "tanto quis que tatuei uma, que como as estrelas, eu sei que existe mas nem
    sempre vejo."
    Você brilha sim, sempre brilhou muito... a fala de um pai tem mesmo muito peso pra uma garotinha, ainda mais caçula de 3 homens! Ainda bem que ele disse isso tudo pra você, ainda bem! =)

    Já estava com saudades dos posts!

    ResponderExcluir