sábado, 24 de outubro de 2009

Amor


Quando perguntam: O que nós levamos da vida? Qual a sua religião?
De onde viemos, para onde vamos, e porque passamos por aqui? Quando começo a pensar nisso, fico louca!
Tem coisas que realmente não podemos questionar, como uma situação que você acaba criando na vida,
ao invés de se perguntar como tudo aconteceu, e porque, devemos mesmo é pensar em um jeito de sair,
seja a situação incomoda que for.


Aí penso: de tudo que passei, o que ficou foram as lembranças doces, o calor que eu sinto pelas pessoas
que amo. Como da infância doce com meus pais, irmãos, avós, amigos, passeios... Das deliciosas descobertas
da adolescencia, primeiro beijo, primeiro cinema de mãos dadas, primeira vez que saí livre, e viajei com
os amigos, primeiro porre, primeira paixão, primeiro namorado, primeira vez, primeira viagem a dois,
primeiro "eu te amo", passar no vestibular, andar pela primeira vez no campus da faculdade sentindo
o maior orgulho de fazer um curso maneiro e merecer aquele lugar maravilhoso, passar em calculo,
fisica e ainda ter muitos desafios pela frente, primeiro emprego e o salário que de tão especial
parece um milhão, sair com amigas tão antigas que sabem até mais que eu, poder ter uma conversa
franca e engraçada com meus pais, sentir um amor e uma energia boa dos irmãos, fazer novos amigos,
fazer alguém sorrir e sorrir junto, se curtir dps de um dia exaustivo seja lendo um livro muito bom
ou assistindo o que quiser com aquela camisa da 8ª série e aquele cabelo mal preso, ter expectativas,
saber que construiu relações sólidas com pessoas espetaculares, ganhar o respeito daquela pessoa que
você admira, passar uma tarde de bobeira com minha sheepdog jogando bola,
passar o dia na praia sentindo o cheiro do mar e a energia do sol tomando
tomando aquele mate com sanduba especial,passar a noite em claro dançando ou conversando sem sentir,
ir pra casa de praia e reencontrar seus amigos de infância que moram longe,
fazer alguém sorrir apesar de uma situação dificil,
sentir arrepios, friozinho na barriga, coração disparado, beijo que se encaixa, reflexões, notícias boas
vindo das pessoas amadas e dos jornais...

As coisas desagradaveis ficam para tras, apesar de terem nos ensinado mais do que as sensações boas.
Então porque devemos nos questionar tanto? Se o que importa, nós levamos para sempre? Nosso corpo
muda, nossas roupas ficam velhas, assim como todos os bens materiais. Mas o amor, esse calor que
levaremos por toda eternidade, fica pra sempre não importa p/ onde iremos.
Essas pegadas eu quero deixar registradas aqui. E se perguntarem, qual a sua religião?Eu responderei
minha religião é o amor.


Outro dia, o William Bonner foi na Marilia Gabriela, e no final disse que "quero" do Carlos Drummond de Andrade
resumia o que ele sentia no dia-dia, na vida. Eu não conhecia, e achei muito lindo. Também sinto isso, me identifiquei.

Quero
Carlos Drummond de Andrade
Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.
Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?
Quero que me repitas até a exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao não dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.
Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.
Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial.
No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amastes antes.
Se não me disseres urgente repetido
Eu te amoamoamoamoamo,
verdade fulminante que acabas de desentranhar,
eu me precipito no caos,
essa coleção de objetos de não-amor.


Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

  1. cada vez me surpreendo mais com vc e sinto muito orgulho de ter vivido parte dessas experiências com vc, ensinando ou aprendendo tanto faz, o importante é o que se leva...
    muito legal o blog, bjs

    ResponderExcluir
  2. Lalá, não importa o tempo que eu fique sem te ver ou mesmo falar com você... nem o que aconteça daqui pra frente, você sempre será importante e amada por mim!
    Um grande beijo e adorei seu blog...(será que aprendeu alguma coisa comigo?)hehehehe

    ResponderExcluir