sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atravessiamo


Assisti "comer, rezar, amar". O livro é delicioso assim como o filme. Estranho como as coisas caem em nossas mãos, nos momentos certos. Senti meu coração todo partido há pouco tempo, e passei por muitos caminhos até decidir por esse agora. Tentei fingir que nada aconteceu, fui humilde, reconheci minha dor, tentei viver um novo amor para apagar aquelas sensações, até chegar à esse lugar que estou, e que me parece ser o melhor até agora, a decisão mais acertada.

Quando tinha 15 anos, fui atropelada. E até isso na minha vida foi um episódio cômico. Fiquei com algumas marcas, mas nada sério me aconteceu. A minha primeira grande lição de como a vida é preciosa. Imagina, uma adolescente cheia de complexos, que tinha acabado de tirar o aparelho fixo e estava encantada com isso, quebrar alguns dentes (manchados de piche de asfalto), e levar 14 pontos na testa. Na época nem me liguei nisso, fiquei toda boba com o carinho e a atenção que minha família e meus amigos estavam dedicando. E sem sentir fui mudando para compensar as marquinhas do Frankenstein... Cortei o cabelo super curto, fiz pela primeira vez a sobrancelha (que era identica a do Ziraldo), me cuidei bem mais...

A cicatriz no inicio doeu a beça, tinha vergonha dela... Depois ela foi começando a sumir, e ficou dormente, até hoje não sinto essa parte direito. Meus dentes, ninguém diz, a dentista fez um trabalho muito bom. Mas a sensação daquele dia, fica até hoje. Saí vitoriosa, como se a vida tivesse me dado outra chance de realizar meus sonhos, meus planos... Como em video game, aquele coraçãozinho com todas as bolinhas do lado.


E todas marcas são assim mesmo né? Consciente ou inconscientemente a gente busca mais nosso crescimento, em outras áreas para compensar aquela dormente.

Pude constatar que só você pode cuidar da sua cicatriz. Chega uma hora que precisamos ser mais responsáveis, e usar alguém, algo ou qualquer substância para curar uma dor, não faz o menor sentido. Quando comecei a prestar atenção na marca que ficou do atropelamento, ela foi diminuindo. Passei muito protetor, hidratante... Esse post tá assim, sacal, óbvio, mas vá colocar em prática. Antes dava vários conselhos para as pessoas... As vezes mesmo sem elas me pedirem. Agora vai perdoar de coração, aceite a porrada sem culpar ninguém, se levante sem uma bengala ou sem apoiar no braço de outra pessoa. Putz, difícil demais. Mas fiz isso. Me senti traída, fiquei revoltada com pessoas no meio profissional que tentam engolir a gente, achei que a vida estava me sacaneando. Mas não segui o caminho clichê, de engatar num romance forçado para me curar de outro, ou para me sentir por cima, consegui me impor sem deixar de ser ética e me contaminar, e por fim organizei toda bagunça depois do vendaval, reconheci que foi causado por mim, e para o meu crescimento, portanto a faxina era de minha responsabilidade. E tudo foi pro seu lugar. É muito bom sentir orgulho, perceber que tudo feito para o bem, de coração deixa a gente em paz. E nos fortalece, principalmente. Hoje, não sinto pena, raiva, muito menos ódio de quem atravessa nosso caminho, e tenta nos derrubar, corromper, trai nossa confiança, as vezes de anos. Eles, assim como eu, você, já sentiram a mesma dor, ou alguma dor. E o que mais precisam agora é de compreensão, luz.


Meus planos agora são conhecer, e reconhecer tudo que puder. Experimentar tudo que meus olhos, meu coração e meu paladar puderem. Praticar mais essa entrega, e aos poucos costurar toda minha coleção de retalhos...


A vida tem trilhões de técnicas para preparar a gente, e me sinto pronta. Hoje faço coisas que estava super travada, como planejar viagens, voltar a correr a noite, fazer meus horários de estudo, ouvir música, leitura, programas fora da rotina. E tudo fluirá a contento, a vida tem dessas coisas, quando paramos de forçar a porta, quando tudo simplesmente te leva pelo simples fato de gostar de viver, pela sede de conhecimento e abertura da mente, as portas se abrem...

"... Faço o melhor que sou capaz, só pra viver em paz"




5 comentários:

  1. Nossa... li o seu post e adorei Larissa! Ontem eu assisti o filme também... e percebi o quanto deixamos passar coisas boas na nossa vida, puramente por medo de arriscar o novo! Eu tbm sigo esse lema: Faço o melhor que sou capaz, só para viver em paz!

    Felicidades a vc e parabéns pelo post e história de vida! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que bom ler seu comentário!!! Poxa fiquei super feliz!!! Tudo feito com boa intenção vale né? Muito obrigada pelas palavras, desejo o mesmo!!! Muita coisa boa surge, quando focamos nossa mente para o bem!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e vi o filme...duas vezes...e todas as vezes descobri coisas que não tinha percebido à minha volta. Estou lendo agora o "Comprometida" é a continuação e recomendo.
    Belo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia seu texto, adorei! Suas palavras salvaram minha alma hj, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Há tempos não escrevo, irei retomar! Vc tem blog?

      Excluir