quinta-feira, 3 de junho de 2010

Liberté




Sempre adorei passar a maior parte dos dias de verão, na infância e na adolescência dentro do mar. Eu não cansava, ficava muito queimada de sol, cabelos loirinhos, e em algumas vezes voltava pra casa com uma lembrança - uma concha, uma pedra, muitas estrelas-.

Temos essa mania, de querer tudo p/ gente, sonhar em guardar tudo que é belo num pote. No filme "Perfume", ele faz isso com o cheiro das moças inocentes.

E satisfaz, "encarcerar" uma beleza que não pode ser capturada, que perde o sentido quando a liberdade não existe mais? A beleza que nos deixa extasiados, normalmente não pode ter um algoz, ela por muitas vezes nem é palpável.

Hoje penso na bobeira que era pegar souvenirs do mar. A estrela causava tanto encantamento vista de cima, limpando o mar e ficava apagada, seca e sem vida em casa.

Ouço muitas pessoas falarem que são livres, e que querem liberdade sempre. Eu concordo muito com isso, apesar de ver de perto muitas delas ficarem presas a padrões antigos, preconceitos, namoros doentios...

Esse último exemplo principalmente. Eu nunca convivi com um ciúme patológico, ou sem fundamento, mas não consigo entender como alguém acredita que isso seja um cuidado, amor... Cuidado é a preocupação com o bem estar do outro, gentileza, compreensão, renovação, respeito, confiança. E não aquela gaiola repressora, diminuindo e tirando o brilho de quem não pode sair. E quando amamos de verdade queremos ver o outro no auge, cintilante, crescendo, feliz. "Amar é deixar livre". E é mesmo! Você incentivar seu amor a crescer e viver, preparar um filho para viver com suas próprias pernas cultivando seu bom senso para correr o mundo e tirar suas próprias conclusões. Sei que na prática tudo fica mais difícil, mas hoje não vejo como ser feliz sem ser livre. Livre para pensar, para olhar, para ir, voltar, conhecer, aprender, reencontrar. Livre de pensamentos negativos, de culturas opressoras, de uma carência que só pode ser suprida com amor próprio, de medos, coleiras, jaulas, egoísmo, falta de respeito.


Poder admirar, sem querer para si.

"I only own my mind".


Saber Amar

Os Paralamas do Sucesso
Composição: Hebert Viana

A crueldade de que se é capaz
Deixar pra trás os corações partidos
Contra as armas do ciúme tão mortais
A submissão às vezes é um abrigo
Saber amar
Saber deixar alguém te amar
Há quem não veja a onda onde ela está
E nada contra o rio
Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio
Saber amar
Saber deixar alguém te amar
O amor te escapa entre os dedos
E o tempo escorre pelas mãos
O sol já vai se pôr no mar
Saber amar
Saber deixar alguém te amar
Há quem não veja a onda onde ela está
E nada contra o rio
Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio

Saber amar
É saber deixar alguém te amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário